segunda-feira, 25 de outubro de 2010

As pessoas do bitaite

 são seres fascinantes. É aquele tipo de pessoa que tem sempre algo a dizer a respeito de algo ou de alguém (pejorativo, claro está), mas não diz. Não claramente. Manda o bitaite. A boquinha insinuante. Normalmente é algo de tão vago que pode atingir trinta pessoas de rajada (ou quarenta, ou cinquenta). E a boca pode ser para qualquer uma delas, mas ninguém pode ter 100% essa certeza. É isso que mói. E uma pessoa vai e pergunta : "Olha lá, essa boca foi para mim?". "Para ti? Mas porquê? Não não... isso foi por causa de uma coisa que eu cá sei.". E a pessoa do bitaite não explica mais. O não explicar absolutamente nada faz parte da mística da própria pessoa. 
Segundo os anais da história, a primeira pessoa do bitaite surgiu na Suméria, e iniciou esta prática fascinante com a agora célebre expressão "O que tu queres sei eu!". Sendo a Suméria a mais antiga civilização de que há memória, vejam bem ao tempo que isto já dura. Este tipo de pessoas, por mais esforços que se façam, saem sempre impunes de tudo o que dizem/insinuam. É que o bitaite é sempre tão corrosivo quanto generalista. "Não foi para ti." e pronto. Como é que uma pessoa argumenta com um "Não foi para ti"?. Não dá para argumentar. Não dá. "Então foi para quem?"... "Aaaah, isso são coisas cá minhas.". Enfim. Só ao estalo.

22 comentários:

Catsone disse...

Isso é um património nacional, caríssima.
Deve haver poucas coisas que os tugas façam melhor...

Johnny disse...

Independentemente do destinatário do bitaite fica sempre bem mandar um "e se fosses para o c@£§#ho com essas conversas!"

Cate disse...

Frontalidade, é o que se quer.

Anónimo disse...

Estava nos rascunhos, querida. E sabes perfeitamente para quem era e eu? eu sou aquela que sabes muito bem que é. Eu.

anouc disse...

Oh anónimo, isso agora fez-me lembrar aquilo do Paulo Portas e o "Você sabe que sei e sabe que eu sei que você sabe que eu sei".

Juana disse...

as coisas sobre as quais "determinadas pessoas" conseguem dissertar, deixam-me atónita. Sim o "determinadas pessoas" é para ti e isto não é um bitaite nem é uma boca, é só uma opinião que tenho, nem boa nem má. Talvez seja por causa da cena da Suméria.

Lala disse...

eu concordo com o Johnny. dass!

El Matador disse...

Podem ter sido os sumérios a inventar o bitaite, mas a técnica de mandá-lo para o ar e ficar à espera p'ra ver onde ele cai é bem portuguesa.

Uma Rapariga disse...

Estava a precisar de me rir um bocado :D Obrigada! :)

Anónimo disse...

aconteceu algo parecido comigo há pouco tempo. mas esqueceram-se de me perguntar para quem era, só assumiram à partida que era para a pessoa X, mas lá está, esqueceram-se da pergunta principal. e, pá, assumir à partida algo sem uma explicação, pelo menos comigo, é caminho para nem querer explicar.

Anónimo disse...

A propósito: isso era para mim?
eheheh

I. disse...

Não há pachorra. Comigo, ou vão direitinhos ao assunto, ou passa-me ao lado e não perco tempo a pensar na coisa. Os meus neurónios não aguentam muito e não dá para armazenar lixo.

Anónimo disse...

"Adoro" pessoas que falam algo só para suscitar a curiosidade dos outros e depois fecham-se em copas.

Para isso estão calados.

Unknown disse...

Depois de identificada e devidamente desmacarada em grupo perde a potência...e passa de rajada a chumbinhos inofensivos.

L'Enfant Terrible disse...

Acho que estás enganada. Foi mesmo no Edén quando uma certa mulher disse: Gostas de fruta não gostas!

Brown Eyes disse...

Tal é o bitaite como o boato, quem não conhece um cobarde que os use? Beijinhos

su disse...

o johnny e o catsone disseram tudo. e é isso.

Gante disse...

É o típico falar para não estar calado. Gostam de instalar alguma confusão/mistério mas acabam por cair no ridículo.

Alice disse...

o melhor bitaite de todos é o que provém do fulano encostado ao balcão, mandado entre dois golos na mini... adoro! E é assim: "Cala-te boca, não digas mais nada".... É que dito isto, está tudo (não) dito! Depois abana a cabeça e ri-se sozinho.

Elsa disse...

Sou a Favor da Violência Contra Essa Canalha!

Anónimo disse...

"Bitaite"? Estou sempre a aprender contigo. :D

Marta disse...

elas também têm direito a uma existência, apesar de tudo !