quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Mandem dizer ao Sarkozy

... que pode mandar os ciganos todos para minha casa. A sério. Sinceramente, não percebo a celeuma que para lá vai. Se eles não os querem, eu quero. 
Toda a gente sabe que os ciganos são boa onda... povo muito afectuoso e pacífico. Eu até lhes costumo chamar carinhosamente de "hippies de negro". Aquilo é tudo gente muito zen, muito peace and love.
Além de que os ciganos são famosos por ser gente trabalhadora e empenhada. Gente orgulhosa que não aceita viver da caridade alheia. Gente honrada que faz questão de trabalhar de sol a sol.
Qualquer cigano preferia levar com uma bigorna em cima (se calhar aqui ficaria melhor a palavra "navalhada") que deixar um filho de pés descalços em pleno Inverno. Não, não, não.
É gente com grande sentido de integração social... que quando vai a Roma faz exactamente como os romanos, porque para eles, o pior que pode haver é não se sentirem integrados. E eu gosto de pessoal assim.
Vá... ilegais ou não, a contribuir para o crescimento do país ou não, fardo para a despesa publica ou não, não importa... eles que venham que cabem aqui todos.

p.s. É óbvio que estas coisas são como tudo... não quer dizer que sejam todos assim. Eu até conheço um punhado deles que são gente que sim senhora muito bem.

38 comentários:

L'Enfant Terrible disse...

Mas claro que fazem falta! Desse modo como se justificaria o financiamento de tantas organizações de solidariedade social, bem como os ordenados das técnicas superiores que lá trabalham por conta dos estados para apoiarem esse nobre povo?

Pronúncia disse...

Tens que ser consultora do pessoal lá da UE... ;D

Mary Jane disse...

Como tu sabes sempre tão bem como e o que escrever :) Eu com a mania que sou boazinha deixo muita coisa por dizer e por escrever!

Anónimo disse...

Não queiras ficar com eles todos. Podiam mandar alguns pra caso do Durão Barroso. Ou para a minha. Arranjava-se aqui um cantinho. Tenho um fogão com um forno grande e na salamandra, bem apretadinhos, ainda cabia um ou dois (nem que fosse pelo tubo acima lool).
Claro que não podemos generalizar. Há ciganos que devem ser boas pessoas. Pelo menos não incomodam ninguém: estão no cemitério AHAHAHAH.

Manu World disse...

ehehhe
k más linguas!!
lol

:)))

Lady Me disse...

Eu concordo contigo! Ainda há dias tive uma grande discussão com uma amigo meu que disse "eu não sou racista mas apoio o Sarkosy" Eu não percebo aquilo! É racismo e xenofobia. Puros e duros!

Anónimo disse...

Completamente de acordo ctg, se um dia te candidatares a presidente da França, eu voto em ti! :P

Anónimo disse...

Fodass Anouc. És a maior!

Não são todos assim, pois claro que não, mas...

Pp_FANTASMA disse...

Concordo com o que está escrito...nas entre-linhas:)
Ks

meldevespas disse...

sao muito queridos de facto....toda a minha vida tenho privado de miuto perto com os ditos cujos, e ca em Reguengos ha mesmo uma ou duas familias que tem raizes de geraçoes inteiras por estas bandas (os Ruinas e os Cabeças), por isso sei da sua "queridice"...
O meu marido, aqui ha ja muitos anos, quando começou a vida dele profissional numa cooperativa de habitaçao, teve q ir falar com uns quantos que acampavam no terreno onde iriam ser implantadas as casas. Vai dai que o chefe la dos "camopistas", um velho da terra (um Cabeças, ou um Ruina), lhe disse : "sim senhor, a gente sai, mas olha Ze Manel, filhos, a gente ´´e muito tua amiga, mas se tu n arranjas uma casinha a gente, a gente da-te um tiro."
E ´´e tudo o que eu tenho a dizer sobre esta raça t~~ao amorosa e fofinha.

Anónimo disse...

Pois, uma medida controversa.

Quando se fala de ciganos fico baralhada. Se por um lado os respeito enquanto povo que tem todo o direito a manter-se como é (e questiono-me até que ponto teremos o direito de exigir que se integrem segundo aqueles que são os nossos padrões), por outro lado sei que muitos deles, os que não trabalham ou trabalham e não declaram uma porra são um fardo demasiado grande para um país, ainda por cima em tempos de crise.

Mas sabes que me disseram uma vez que fomos nós que estragámos os ciganos? Segundo me contaram, houveram tempos em que os proprietários das terras os aceitavam lá de bom grado, quando eram terras não trabalhadas e enquanto eles ficavam nas terras cultivavam-nas e colhiam o que de lá vinha em mutuo acordo com os donos. Depois tiraram-lhes as terras e eles deixaram de ter do que viver. Então os governos começaram a tentar ajudá-los. E foi aí que tudo se perdeu. Não sei se foi mesmo assim, a pessoa que me contou trabalha com ciganos, mas parece-me que eles sempre estiveram um pouco à margem e sem esforço para se integrar (alguns) mas que também são muitas vezes vítimas de preconceitos e estereótipos. Eu também conheço ciganos que são gente decente e tento que a imagem desses prevaleça acima da imagem do cigano ladrão, que rouba as crianças e outras coisas (o que nem sempre é fácil, no outro dia vi um cigano a esmurrar um cavalo na boca e estava capaz de ir com o carro contra ele, chorei de raiva e tudo). E pronto, acho que ficava aqui uma manhã inteira a falar disto...

Lala disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lala disse...

pois é.

anouc disse...

Hyndra, tal e qual.

Xuxi disse...

Os ciganos Romi são a maior vergonha nacional para os romenos. não procuram trabalho, vivem à custa do Estado romeno, exigem direitos, quando não cumprem com os deveres de cidadania. Os ciganos Romi não só não são cidãos europeus, como não deveriam sequer ter cidadania romena. São apatridas, são criminosos, vivem a margem da sociedade, não por exclusão mas por auto-recusa de integração, vivem de esquemas fáceis, subjugam as suas crianças a este estilo de vida, sem lhes dar qualquer oportunidade de escolaridade...Voltam para a Romenia (existe o mito de que são nomadas, mas efectivamente so o sao na Europa, que invadiram, e onde fogem as autoridades...todos os que andam pela Europa, voltam a Romenia, para construir os seus palacetes com prata e ouro- e isto é real)

Brown Eyes disse...

Anouc estás bem? Sinto que estás com febre. Só servirem para justificar os gastos que o governo tem em subsídios. Trabalhar? Eles? Toda a gente sabe para que eles servem e o quanto cumprem as regras do país onde deambulam. Beijinhos

p.s. Toma um benuron, quem sabe te passa a febre

Brown Eyes disse...

Queria deixar claro que apoio o Sarkozi, acho, até, que foi muito corajoso em tomar as medidas que tomou. Já está na lista dos meus favoritos. Beijos

Brown Eyes disse...

Queria deixar claro que apoio o Sarkozi, acho, até, que foi muito corajoso em tomar as medidas que tomou. Já está na lista dos meus favoritos. Beijos

Petit Joe disse...

Eu sou cigano! Posso ficar em tua casa?

Dora disse...

Como Ribatejana que sou, tenho alergia crónica aos ciganos. Os Ribatejanos e os Alentejanos estão para os ciganos, como os Alfacinhas estão para os pretos.

Anos de vivência em Lisboa deram-me essa conclusão.

Lala disse...

Eu tinha deixado um comentário, que depois apaguei porque podia haver pessoas a pensar que eu me tinha ofendido, que dizia: "é 'isso' e são os pretos!", mas o tom de brincadeira nem sempre se lê, então eliminei e escrevi apenas "pois é"... acho que esta expressão serve para tudo. E não, claro que não me senti ofendida, pá! ciganos, pretos, romenos e afins... é tudo uma questão de "oportunidade" e não é nada de novo! e mais... os que não couberam na tua casa podem vir para a minha... ah com certeza... ciganos, pretos e romenos (tenho montes de roupa para passar a ferro!) Chulºs!

crieiumacontasoparacomentar disse...

Estou perplexa com este post e com os respectivos comentários...

Mas o que é isto O_o Xenofobia??? Racismo ??

Vergonha senhores, vergonha :)

anouc disse...

crieiumacontasoparacomentar, eu não sou racista nem xenófoba. A menos que falemos de anónimos. A esses expatriava-os todos para uma ilha deserta do Pacífico.

o_O

crieiumacontasoparacomentar disse...

És só ignorante pelos vistos :)

Petra disse...

Concordo com a Indra.... e com tudo que escreveste....
E olhem o sócrates também era bem capaz de os receber......

anouc disse...

crieiumacontasóparachatear, com esse argumento me calaste. É mesmo daqueles argumentos inabaláveis e bem fundamentos que deixam qualquer um sem resposta. Obrigada por me teres aberto os olhos... não ao mostrares-me onde estava errada, mas sim a chamares-me ignorante.
Vou já mudar de opinião imediatamente. Obrigada. A sério.

Raven disse...

crieiumacontasoparacomentar: Ignorância é confundir racismo (supremacia de uma raça) e xenofobia (aversão a estrangeiros)com defender os interesses de uma nação. Como é que se pode acusar uma pessoa de racismo ou xenofobia por querer deportar imigrantes ilegais. Julgo que a palavra ilegal diz tudo..
Andar a pagar impostos para sustentar parasitas que em nada contribuem para o crescimento do país, é coisa que não me agrada minimamente.
Só não se importaria com isso quem também vive à custa dos subsídios.
Infelizmente os valores de agora são apoiar os criminosos, pedófilos, traficantes e quem não quer fazer nenhum.. Quem for contra isto é imediatamente considerado racista, xenófobo e preconceituoso.

Xuxi disse...

Lala, ciganos, pretos e romenos?
essa nao percebi. Onde é que os romenos se encaixam aqui?
Acaso os romenos sao comparaveis aos ciganos?
os pretos é que nem comento...
criei uma conta nao sei que....aconselho-o a ir viajar um bocado e ir dar uma volta ao bilhar grande, com as tiradas. Ignorante é quem arrota postas de pescada sem saber do que fala e tira conclusoes a papo-seco.

Dito

Xuxi disse...

AGAIN: Lala os romenos sao cidadaos que merecem respeito, tal como os portugueses.
NOI VREM RESPECT

Petit Joe disse...

Eu só sei que quero ir viver para casa da anouc!

Unknown disse...

Que pena! Ando em mudanças e tenho a casa cheia de caixotes. Nem o quarto de hóspedes (?!) se salva. Fica para a próxima!

(Já se falou aqui naqueles convites, os retóricos, certo?)

Oh crieiumacontasoparacomentar para já, no imediato, a mim só me apraz pensar que vergonha vergonha... Oh pá, sei lá, aquela vergonha assim mesmo vergonha é o criar-se uma conta só para comentar (factor agravante: Dar calinadas daquelas com gás e tudo).

E porque é que não acolhes em tua casa um grupinho destes seres tão fofys? Ou ainda, porque não lhes passas a mão na penugem cefálica cada vez que os encontras na rua? Pois, estás muito ocupado a comentar

Brown Eyes disse...

Olha Anouc o Raven falou muito bem mesmo. Agora quero aqui deixar todo o meu apoio ao Raven, todo. Como ele diz só não se importa quem vive como os ciganos, à custa da sociedade, eu como estou farta de pagar a chulos quero mesmo é vê-los pelas costas. Todos aqueles que vêm para aqui ou para ali para roubar e viver de subsídios fora com eles, este país não precisa deles. Pena que esta sociedade confunda as coisas. Ninguém está contra raças, nem credos, estamos contra oportunistas e apenas isso que por acaso são ciganos. Tenho a mesma opinião sobre ucranianos. Não gosto deles e ponto final. Não gosto porque vieram não para trabalhar mas sim para dar o golpe do baú. Para isso já cá havia muitos. Beijinhos e bom fim de semana

Lala disse...

Olá xuxidiva. colocar as raças no mesmo baú não significa que esteja a apontar o dedo à nação em si. Sou preta e te garanto que não sou parasita, mas sei admitir e 'condenar' aqueles da minha raça que o são. há romenos que o são e também os há que não são. E também conheço ciganos trabalhadores e que inclusivamente fazem descontos para a segurança social... não quis aqui ofender ninguém. e já agora... também não percebi essa de "os pretos é que nem comento"...

Em todas as nações existem parasitas e não há excepções... mas em todas as raças também consegues separar o trigo do joio.

Xuxi disse...

Esclarecimento para a Lala: quanto a mim parece-me que cometeste o erro vulgar da parte pelo todo e de meter tudo no mesmo bau- etnias, racas e nacionalidades.
portugueses, africanos ou romenos, sim, todos tem a sua percentagem de parasitagem...e ha obviamente sempre a excepcao a regra.
Mas nao era bem disso a que se referia a anouc. De qualquer forma achei interessante seres africana e te auto-referires como preta. Eu ja tive uma discussao muito interessante a este respeito. Eu digo preta e nao negra e nao sou racista. Apenas, sei que muitas vezes atribuimos importancia demais as palavras...aqui onde estou nao posso sequer pensar em dizer negro....

Elsa disse...

Oh Pah eu junto-me a Ti nesta causa e ofereço também a Minha LINDA casinha para receber esse Povo Adorável, Honrado, Trabalhador e Tudo e Tudo e Mais e Mais!

Prezado disse...

Porra, acho que é único post a nível europeu a falar bem de ciganos. Espectacular!

MC disse...

Chegas tarde!

Acho que ele já os ofereceu a uma gaja qualquer luxemburguesa - sem cérebro mas com um optimo tacho na vida! Tipo Sócrates mas no feminimo...

BlueBerry disse...

Nem mais... Se não "couberem" todos podes mandar alguns para a minha casa, tenho todo o gosto.